segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O que eu vi na TV: Cisne Negro


O que eu vi na TV essa semana foi o filme Cisne Negro. Tá, eu demorei, eu sei. Mas a faculdade deu 3 anos e meio de atraso na minha vida cinematográfica, então não assisti muitos filmes que eu queria.
Mas agora estou me atualizando e Cisne Negro foi um filme que me deixou muito curiosa.
Enfim, assisti!
No longa acompanhamos o tormento da bailarina Nina Sayers ao ser cotada para o papel principal da apresentação "O Lago dos Cisnes". E é isso, não há amores perdidos, beijo romântico, destruição do vilão, nem nada que um filme quase sempre tem e isso é o de mais surpreendente.
Nina é consumida pela dança. É aquela menina certinha que você conhecia na escola. Natalie Portman tem 31 anos, mas a carinha de criança a deixou perfeita para o papel. Enfim, Nina nunca namorou, bebeu, voltou tarde para casa, respondeu a mãe, brigou e sempre tem que ser perfeita no ballet.
Para ajudar, a mãe, Erica (Barbara Hershey), é uma fanática pela arte do ballet, uma ex-dançarina que deposita o amor à dança também na filha. Erica é uma mãe superprotetora, não dá privacidade a Nina e a trata como criança. Podemos perceber que não há chaves para as portas da casa, o que obriga a dançarina a usar um pedaço de madeira para impedir que a mãe entre no banheiro ou em seu quarto.
Pois bem, o diretor artístico da companhia de dança de Nina, Thomas Leroy (Vincent Cassel), acredita que a bailarina não tem potencial para ser a protagonista da apresentação, pois ela não tem o perfil para interpretar o Cisne Negro. Isso é óbvio, no início do longa, Nina é o perfeito Cisne Branco. Como o diretor mesmo afirma, ela não erra nenhum passo, é o sentimento que faz falta em suas apresentações. O que há de sobra na bailarina favorita de Leroy, Lily (Mila Kunis), que acaba levando Nina para o mau caminho. Ou não.


Nina se torna tão paranoica em tentar interpretar o Cisne Negro que, a partir de quando é escolhida para o papel (após já tomar uma atitude de Cisne Negro com Leroy), não sabemos mais o que é realidade e o que é apenas a sua loucura. Lily vê que Nina é uma "perfeitinha" e até a tenta ajudar, mas nada mais é definido em certa altura do filme. O papel de Kunis fica indecifrável, não sabemos se ela é a vilã ou se está apenas ali, aparecendo as vezes, sem ter muita importância. Mas Nina a tornou a malvada da história. A partir daí, Erica vira a louca, Leroy, o diretor tarado que sai com as alunas, e Nina o seu próprio inverso, o Cisne Negro começa a florescer.
Enquanto frequenta os ensaios da academia antes do grande dia, Nina vai se aperfeiçoando e tendo cada vez mais certeza que Lily quer o seu papel.
Tudo no filme é perturbador, desde a alergia da bailarina, por causa da ansiedade, até quando ela começa a adquirir as características de um cisne.
Uma das cenas mais impressionantes fica por conta de Winona Ryder, que interpreta Beth MacIntyre, a dançarina que Leroy praticamente forçou a se aposentar. Beth sofre um acidente e fica internada num hospital por conta de um grave ferimento na perna, é o sinal mais claro de que nunca mais dançaria. Ela odeia Nina por ter roubado o papel do Cisne, mas mesmo assim, a jovem bailarina vai até o hospital fazer uma visita. Nina havia roubado as maquiagens de Beth, mas ao se aproximar do dia do espetáculo e do ápice de sua loucura, ela entende o ódio da bailarina profissional e resolve ir até o hospital e devolver o que tinha pego. Beth então acorda e se descontrola e começa a furar o próprio rosto com uma lixa, dizendo que Nina nunca será perfeita. Realidade ou mais ilusões do Cisne Negro? Não saberemos. Apenas algumas poucas coisas são explicadas, apenas para provar que Nina realmente está tendo vários ataques de loucura.
O único ponto fraco do filme é ser extremamente sexista. As cenas relacionadas ao sexo estão entre as mais perturbadoras, claro, mas a loucura de Nina poderia ser aproveitada de várias formas, como a cena em que o pé da moça está adquirindo nadadeiras! O que chama atenção é que esta e as cenas em que Nina começa a ganhar penas não ficaram com um tom forçado, é fácil saber que é tudo parte da imaginação e da mudança que acontece no interior da bailarina.
Já no festival, Nina demonstra que perdeu toda a fragilidade do Cisne Branco e o Cisne Negro já a toma conta completamente.
Mas o que aconteceria depois do festival? Nina voltaria ao normal? Talvez, esse foi o motivo de a bailarina ter morrido ao fim da apresentação, ovacionada por todos. Por mais que eu ache que o final poderia ser melhor, será mesmo que gostaríamos de ver Nina voltar a ser o Cisne Branco?



Nenhum comentário:

Postar um comentário